“Jovem membro da Guarda Nacional Aérea Americana é preso por divulgar documentos secretos e sensíveis dos EUA”

Tecnologia

Membro da Guarda Nacional Aérea Americana é preso por maior violação de segurança nacional em 10 anos!

Jack Teixeira, de apenas 21 anos, foi preso em sua casa em North Dighton, Massachusetts, na última quinta-feira. Ele é acusado de ter divulgado dezenas de documentos sensíveis de inteligência dos Estados Unidos, sendo essa a maior violação de segurança nacional em pelo menos 10 anos.

As imagens de helicóptero mostraram Teixeira, vestindo shorts de basquete vermelhos e uma camiseta cinza, se entregando para o que pareciam ser agentes do FBI vestidos com camuflagem. As autoridades cercaram a casa do jovem horas depois que o New York Times informou que os investigadores queriam falar com ele.

O procurador-geral, Merrick Garland, confirmou que Teixeira foi preso “sem incidentes” por acusações relacionadas à “suposta remoção, retenção e transmissão não autorizada de informações de defesa nacional classificadas”.

As páginas classificadas foram disseminadas após serem postadas em um canal do Discord vinculado ao YouTuber “wow_mao” em 28 de fevereiro, antes de se espalharem rapidamente quando um membro desse canal postou algumas delas em um canal maior chamado “Minecraft Earth Map” em 4 de março. Informações sensíveis relacionadas à guerra na Ucrânia, Israel e Coréia do Sul foram divulgadas, causando preocupação internacional.

Os investigadores acreditam que Teixeira liderou o grupo de bate-papo do Discord – conhecido como “Thug Shaker Central” – onde as fotos dos documentos classificados surgiram pela primeira vez. Teixeira era conhecido pelos membros de seu canal do Discord pelo apelido de “jackthedripper”. O grupo era composto por duas dezenas de pessoas que discutiam regularmente armas, jogos de vídeo e memes racistas.

Segundo fontes familiarizadas com a investigação, Teixeira é um especialista em inteligência e sua promoção a Airmen 1st Class foi anunciada em julho passado. Ele tinha acesso aos documentos por meio do trabalho.

O Washington Post informou que detalhes do interior da casa de infância de Teixeira, a partir de fotos postadas nas redes sociais, correspondiam a itens identificados ao fundo de alguns dos documentos secretos fotografados. Fotos dos documentos classificados revisados pelo The Post indicaram que eram cópias de slides de briefing que haviam sido fotografados em uma mesa antes de serem compartilhados online. Em pelo menos duas fotografias, um folheto com informações aparentes sobre uma mira de rifle pode ser visto ao fundo.

A Guarda Nacional emitiu uma declaração dizendo que está ciente da investigação sobre o suposto papel que um membro da Guarda Nacional Aérea de Massachusetts possa ter desempenhado na recente divulgação de documentos altamente classificados.

Imagens: Divulgação internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *