Será que funciona? Uma influenciadora linda instruindo seus seguidores sobre como clarear os dentes em casa e evitar o ruído chato da maquininha do dentista.
Mas dentistas em todo o mundo estão alertando sobre os perigos por trás desses vídeos. Eles estão testemunhando em primeira mão o dano da crescente tendência de procedimentos dentários do tipo “Faça você mesmo” que os jovens estão replicando.
Vídeos de “truques da vida” estão em alta no TikTok e em outras redes sociais, mostrando pessoas clareando os dentes com tudo, desde xampu roxo, argila e até mesmo peróxido de hidrogênio. E não é o único procedimento dentário do tipo “Faça você mesmo” sendo discutido. Alguns mostram a popular tendência de “banding”, que envolve o uso de elásticos para alinhar os dentes perfeitamente. Outros moldam seus dentes com tudo, desde lixas de unha até papel de lixa.
O Dr. Stephen Liew, presidente federal da Associação Dental Australiana, descreveu a tendência como “catastrófica, com consequências graves a longo prazo”.
“Muitos desses procedimentos podem ser difíceis de reverter”, disse ele. “Não há mundo em que tomar uma decisão de saúde com base em um vídeo de 30 segundos nas redes sociais seja uma boa ideia. A odontologia é uma profissão que frequentemente realiza procedimentos irreversíveis, e se você tentar fazer qualquer um desses procedimentos sozinho, sem olhar para as evidências científicas, seria como dirigir às cegas em linha reta sem verificar um mapa primeiro – obviamente, uma ideia ruim”.
Ele citou o exemplo de influenciadores recomendando maneiras de misturar seu próprio clareamento de dentes.
“Há casos em que o uso da concentração errada de clareador matou o dente e quando isso acontece você acaba sentindo dor e geralmente requer terapia de canal”, disse ele. Ele disse que, embora os dentistas possam usar clareadores em clareamento dental, a Therapeutic Goods Association (TGA) controla os níveis de clareador que os dentistas podem usar para garantir a segurança.
Dr. Liew disse que está preocupado com os filtros de fotos e vídeos, que criaram uma percepção distorcida de como os dentes normais pareciam, especialmente quando se trata de brancura. “A dismorfia corporal está sendo levada tão longe pelas redes sociais”, disse ele, acrescentando que a cor dos dentes não necessariamente indica sua saúde.
Fotos: internet.