Uma mãe do Arizona relatou que golpistas usaram inteligência artificial para clonar a voz de sua filha e exigir um resgate de US$ 1 milhão de dólares como parte de um novo esquema de voz assustador.
Isso acontece em um momento em que há um aumento nos esquemas de identificação de chamadas falsas nos Estados Unidos, nos quais os golpistas afirmam ter sequestrado um parente do destinatário e os prejudicarão se não receberem uma quantia especificada em dinheiro.
A mãe recebeu uma chamada de um número desconhecido e ouviu a voz da filha chorando e pedindo ajuda. Em seguida, um homem ameaçou a mãe, descrevendo exatamente o que aconteceria com a filha. Depois de reduzir o valor do resgate para US$ 50.000, a mãe conseguiu escapar da situação graças à ajuda de outros pais e às autoridades locais.
Foi descoberto que a voz da filha foi clonada usando inteligência artificial!
Especialistas em ciência da computação afirmam que a tecnologia de clonagem de voz evoluiu a ponto de o tom e o modo de falar de alguém poderem ser recriados a partir de amostras muito curtas.
É preocupante que os golpistas estejam usando agora tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, para clonar vozes e enganar ainda mais suas vítimas. Isso torna ainda mais importante que as pessoas estejam cientes desses golpes e tomem medidas para se proteger.
Imagens: internet.